PlayStation 4
O
PlayStation 4 é uma
consola de videojogos (português europeu) ou console de videogame (português brasileiro) produzida pela
Sony Computer Entertainment, sucessora da
PlayStation 3 e a quarta como parte da série
PlayStation. A PlayStation 4 foi anunciada durante uma
conferência de imprensa da
Sony em
Nova Iorque
a 20 de Fevereiro de 2013. O evento conhecido como "PlayStation Meeting
2013" tinha o objectivo de descobrir "O Futuro da PlayStation". A
PlayStation 4 foi lançada na
América do Norte a 15 de Novembro de 2013, na
Europa a 29 de Novembro de 2013 e no
Japão a 22 de Fevereiro de 2014. A PlayStation 4 compete directamente com a
Wii U da
Nintendo e com a
Xbox One da
Microsoft.
Afastando-se da
arquitectura Cell, a PlayStation 4 será a primeira da série da
Sony que apresenta compatibilidade com a arquitectura
x86, mais especificamente
x86-64, uma plataforma amplamente usada e comum em muitos dos
PCs modernos. A ideia é fazer com que o desenvolvimento de jogos de vídeo seja
mais fácil para a consola, atraindo uma ampla gama de grandes e pequenos produtores. Estas mudanças destacam o esforço da
Sony para melhorar as lições aprendidas durante o desenvolvimento, produção e lançamento da
PlayStation 3. Outros recursos de hardware notáveis da PlayStation 4 incluem 8GB de memória e um leitor de
Blu-ray mais rápido. Pela incorporação de um botão de partilha (SHARE) no
novo comando, o
DualShock 4, faz com que seja possível exibir conteúdo de jogos que estão a ser jogados e transmitidos ao vivo aos amigos, desta maneira a
Sony planeia colocar mais foco no aspecto social dos jogos.
Entre as novas aplicações e serviços, a
Sony lançou o
PlayStation App, um aplicativo que permite aos proprietários da PlayStation 4 transformar
smartphones e
tablets num segundo ecrã para melhorar e expandir a jogabilidade; e a
PlayStation Vita, que poderá jogar a maior parte dos jogos via Remote Play. A empresa também planeia estrear o
Gaikai, um serviço de
computação em nuvem que hospeda conteúdo para
download bem como videojogos.
História
De acordo com
Mark Cerny, arquitecto-chefe do sistema, o desenvolvimento da oitava geração de consolas da
Sony, a PlayStation 4 (PS4), começou em 2008. Menos de dois anos antes, a
PlayStation 3 tinha sido lançada oficialmente, depois de meses de atrasos relacionados com problemas na produção. O atraso colocou a
Sony quase um ano atrás da
Xbox 360 da
Microsoft, que já estava próxima das 10 milhões de unidades vendidas quando a
PlayStation 3 foi lançada. Jim Ryan,
CEO da PlayStation Europa, disse que a
Sony queria evitar repetir o mesmo erro com a PlayStation 4.
Em 2012, começaram a aparecer rumores de que a
Sony estava a enviar kits de desenvolvimento para produtores de jogos, que consistia num PC modificado executando o chipset
AMD Accelerated Processing Unit (antes AMD Fusion). No início de 2013, a
Sony anunciou que um evento conhecido como "PlayStation Meeting 2013" realizar-se-ia em
Nova Iorque a 20 de Fevereiro de 2013, com o objectivo de descobrir "O Futuro da PlayStation". A
Sony anunciou oficialmente a PlayStation 4 durante o evento. Foi revelado detalhes sobre o hardware da consola e discutidos alguns dos novos recursos que irá apresentar. A
Sony também mostrou imagens em tempo real de jogos em desenvolvimento, bem como algumas demonstrações técnicas. A
Sony deu mais informações sobre a PlayStation 4, bem como mostrou o aparelho, a 10 de Junho de 2013 durante a Expo E3.
A data de lançamento da PlayStation 4 assim como outras informações, foram confirmadas durante a conferência de imprensa da
Sony na
gamescom em
Colónia,
Alemanha a 20 de Agosto de 2013. A consola foi a 15 de Novembro de 2013 nos
Estados Unidos e
Canadá, seguindo-se os lançamentos a 29 de Novembro na
Europa,
Australásia,
América do Norte,
América Central e
América do Sul, em Dezembro de 2013 na
Coreia do Sul,
Hong Kong,
Taiwan,
Singapura e
Malásia e a 22 de Fevereiro de 2014 no
Japão.
Hardware
A consola não foi mostrada durante a conferencia de imprensa de
Fevereiro de 2013, porque o seu desenho e especificações ainda estavam a
ser finalizadas.
No entanto, foram mostradas algumas especificações técnicas sobre a
consola. As tecnologias encontradas na PlayStation 4 são relativamente
semelhantes às dos computadores, o que provavelmente irá tornar mais
fácil e menos caro para os produtores criarem jogos, já que a arquitectura será mais familiar. A consola foi mostrada pela
Sony na E3 2013.
Especificações técnicas
A PlayStation 4 usa um processador desenvolvido pela
AMD em cooperação com a
Sony. Combina uma
unidade de processamento central (CPU) e uma
unidade de processamento gráfico (GPU), assim como outros componentes, como um controlador de memória e um
descodificador de video. O CPU consiste em dois módulos
quad-core Jaguar, num total de oito núcleos
x86-64. De acordo com a Sony o CPU da PlayStation 4 é dez vezes mais rápido do que aquele encontrado na
PlayStation 3. A
unidade de processamento gráfico (GPU) é composta por 18 unidades de computação baseadas na próxima geração da
AMD Radeon de 800 MHz, para um total de 1152 processadores em
stream, resultando num desempenho máximo teórico de 1,84
TFLOPS/s. A memória
GDDR5 do sistema utiliza uma interface de 256-bit, cronometrado a 5.500 MHz, capaz de 176GB/s de largura de banda, e de ler a uma
frequência de relógio máxima de 2.75 GHz (5500 MT/s). A consola contém 8 GB de memória GDDR5, 16 vezes mais do que a encontrada na
PlayStation 3 e é dita como sendo bem-vinda pelos produtores, procurando dar à consola uma longevidade considerável. A consola inclui também um chip secundário personalizado que lida com as características de descarregar, carregar e sociais.
Este chip vai permitir que o sistema possa perfeitamente descarregar
jogos em segundo plano, mesmo quando o sistema está desligado (em modo
de espera). A consola também contém um módulo de áudio, que suporta conversa enquanto se joga assim como "uma enorme quantidade" de
streams de audio para se usar em-jogo.
O leitor óptico lê discos
Blu-ray
a 6xVAC (velocidade angular constante) para uma velocidade de leitura
máxima de 27MB/s – um grande salto da velocidade de 2x da
PlayStation 3, que tinha velocidade máxima de 9MB/s. Para aumentar a capacidade de leitor a óptica, a PS4 inclui uma característica de hardware
on-the-fly Zlib,
um módulo de descompressão, permitindo uma largura de banda real
superior, enquanto que ao mesmo tempo, a consola irá continuamente
guardar dados no seu
disco rígido, até lendo dados mesmo quando um jogo não está activo no leitor óptico, formando parte da estratégia da Sony
PlayGo.
Como a PlayStation 3, o leitor Blu-ray deverá conseguir ler discos de 400GB com 16-camadas. Apesar da consola apoiar saída de
resolução 4K para fotos e vídeos, os jogos não podem ser
processados nessa resolução, acreditando-se que
1080p será a resolução máxima para os jogos da PlayStation 4. A consola inclui uma unidade de disco rígido com 500GB de capacidade, que pode ser aumentado pelo utilizador.
A PlayStation 4 conta com a
conectividade de rede sem fios 802,11 b/g/n
Wi-Fi, bem como ligação
Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX and 1000BASE-T, duas entradas
USB 3.0 e
Bluetooth 2.1. Uma porta auxiliar também está incluída para a ligação com a
PlayStation Camera, uma câmara digital que detecta movimentos, introduzida inicialmente na
PlayStation 3. O sistema virá empacotado com um
auricular, que pode ser ligado ao
DualShock 4. Para as opções de saída existe o
HDMI e o áudio
S/PDIF óptico. A PlayStation 4 não tem saídas analógicas de video/audio.
Apesar de não estar disponível no seu lançamento, a PlayStation 4 tem a característica de "
modo suspenso".
Este modo coloca o aparelho num estado de baixo consumo, permitindo aos
jogadores retomar o jogo no imediato assim que a consola é de novo
"acordada". A consola também consegue fazer transferências de conteúdo e
actualizações do
sistema operativo enquanto está neste modo.
Controladores
O
DualShock 4 é o controlador principal da PlayStation 4, com preços $59 US/$59 CA/€59/£54. É semelhante ao
DualShock 3, a conexão com a consola é via
Bluetooth 2.1 + EDR. O
DualShock 3 não será compatível com a PlayStation 4.
O DualShock 4 está equipada com vários recursos novos, incluindo uma
base táctil de dois pontos na parte da frente do controlador, que pode
ser clicado.
O controlador irá suportar a detecção de movimento por meio de um
giroscópio de três eixos juntamente com três eixos de acelerómetros que
contêm vibração melhorada. Inclui uma bateria de
lítio-
ion recarregável mas não-removível, capaz de armazenar 1.000 mAh.
O projecto experimental pesa 210g (7,4 oz), tem dimensões de 162 × 52 ×
98 mm (6,4 × 2,0 × 3,9in), e tem um suporte de plástico e borracha para
aumentar a aderência. O exemplar mostrado no evento da revelação da PlayStation 4 era de um produto "quase final"
. O DualShock 4 é o primeiro controlador PlayStation da
Sony oficialmente compatível com
Windows.
O controlador dispõe de várias ligações de saída. Um conector estéreo (
conector TRS de 3,5mm), vai permitir a ligação de um
auricular de ouvido, para permitir ao utilizador falar e ouvir áudio simultaneamente. Uma entrada micro
USB e uma entrada de extensão também estão incluídas. Pode ser recarregado via microUSB através de carregador em separado ou na consola (mesmo quando esta está desligada). Inclui também um alti-falante
mono.
O
DualShock 4 tem os seguintes botões: o botão PS, o botão SHARE, o botão Opções, d-pad (direccionais), os botões de acção (triângulo
, círculo
, cruz
, quadrado
),
botões de ombro (R1/L1), gatilhos (R2/L2), dois joysticks analógicos
com botão clicáveis (L3/R3) e uma base táctil de dois pontos. Estas mudanças marcam vários diferenças do
DualShock 3 e de outros controladores anteriores da
PlayStation. Os botões START e SELECT foram fundidos num único botão OPÇÕES. Um botão de SHARE (partilha) irá permitir aos jogadores fazer
uploads de vídeo a partir das suas experiências de jogo. Os joysticks analógicos e os gatilhos foram redesenhados com base em opiniões recolhidas junto dos produtores. Os joysticks apresentam agora uma superfície mais côncava, similar ao
comando da Xbox 360.
O
DualShock 4
tem uma barra de luz que exibe várias cores diferentes, usada para
indicar qual o jogador, para indicar mensagens críticas, tais como a
energia baixa ou nas interacções com os jogos. A barra de luz não pode ser desligada.
O comando também irá interagir com o acessório de câmara; o anexo de
câmara externa percebe o movimento e a profundidade utilizando a barra
de luz do controlador, com base na tecnologia existente já usada no
PlayStation Move. A PlayStation 4 também irá oferecer suporte para os comandos
PlayStation Move.
PlayStation Camera
A PlayStation Camera é um dispositivo para a PlayStation 4 que
detecta movimentos. Irá incluir duas câmaras de 1280 × 800px. As lentes
irão operar com uma
abertura de f/2.0, com 30cm de distância de focagem, e um
campo de visão de 85°. A configuração da câmara dupla permitirá diferentes modos de operação, dependendo do aplicativo de destino. As duas câmaras podem ser utilizadas em conjunto para a profundidade de detecção de objectos dentro do seu campo de visão, semelhante ao
Kinect da
Microsoft.
Alternativamente, uma das câmaras pode ser usada para gerar a imagem de
vídeo, com a outra a ser utilizada para rastrear o movimento.
A PlayStation Camera também contará com um microfone de quatro canais, que irá ajudar a reduzir o ruído de fundo e pode até ser usado para emitir comandos de voz.
Está previsto que tenha o tamanho de 186 × 27 × 27 mm (7,3 × 1,1 ×
1,1in) (largura x altura x profundidade), com um peso de 183g (6,5 oz). Grava vídeo em formatos RAW e YUV (descomprimidos). A PlayStation Camera liga-se à PlayStation 4 através de uma entrada auxiliar na consola.
A PlayStation Camera será vendida em separado da consola, com preços US$59/€49/£44.
Outros Dispositivos
A
Sony irá permitir que outros dispositivos em "segundo ecrã" interajam com a PlayStation 4. Os dispositivos companheiros (
smartphones,
tablets e a
PlayStation Vita) conseguem "acordar" a PlayStation 4.
- PlayStation Vita: A PlayStation Vita pode ser usada como dispositivo de segundo ecrã que pode passar vídeos em stream da consola para a PlayStation Vita. Quando tal é suportado, permite a que o jogo possa ser jogado remotamente. A Sony espera que grande parte dos jogos para PlayStation 4 possam ser jogados na PlayStation Vita. Os produtores poderão acrescentar controlos específicos para a Vita via Remote Play. Em Maio de 2013 foi confirmado que a Sony
obriga o Remote Play Vita em todos os jogos para PlayStation 4, excepto
os que fazem uso da câmara estereoscópica, a PlayStation Camera.
- PlayStation Vita TV: a PlayStation Vita TV irá suportar compatibilidade Remote Play com a PlayStation 4, permitindo aos jogadores fazer stream de jogos PS4 numa outra televisão ligada à PS Vita TV. Também irá permitir aos usuários fazer stream de conteúdo de serviços de video como o Hulu ou Niconico, assim como ter acesso à PlayStation Store.
- PlayStation App: a Sony implementou características para usar num tablet, smartphone ou noutros dispositivo portátil, para interagir com a PlayStation Network, similar à Xbox SmartGlass para Xbox 360. A PlayStation App permite certas funcionalidades em dispositivos portáteis e está disponível para os aparelhos iOS e Android a 13 de Novembro de 2013 na América do Norte e a 22 de Novembro na Europa.
Os jogadores podem usar esta aplicação para várias funções incluindo
comprar jogos PlayStation 4 e descarregá-los para a consola, ver vídeos
ao vivo de jogos em stream e ver mapas dos títulos PlayStation 4.
Software e Serviços
A PlayStation 4 irá trabalhar num sistema operativo de nome "Orbis OS" que é utilizado actualmente no protótipo usando um
FreeBSD 9
Kernel. Apesar da PS4 não exigir uma ligação à Internet para funcionar, a
Sony disse que PlayStation 4 é muito mais rica se ligada
online. A
PlayStation Network (PSN) irá permitir aos jogadores acesso a uma variedade de serviços, a partir da
PlayStation Store, incluindo os serviços Music Unlimited e Video Unlimited. Durante a E3 2013 foi revelado que a
Sony Pictures está a criar um plano de programação original para a PlayStation 4. Os clientes podem pesquisar títulos na
PlayStation Store e descarregar jogos via
Gaikai para testá-los, quase instantaneamente.
O serviço
PlayStation Plus é necessário para jogar multijogador
online. uma politica nova nas consolas PlayStation. Jogos
free-to-play, como por exemplo
Warframe,
Blacklight: Retribution,
PlanetSide 2 ou
DC Universe Online poderão ser jogados sem subscrição, e as funções assíncronas, como tabelas de liderança
online, estão também disponíveis para serem consultadas
. No entanto, como é necessário subscrever ao serviço para multijogador
online noutros títulos, a
Sony não irá permitir no sistema palavras passes dos editores. A
Sony
espera tornar a PlayStation 4 mais simples e imediata, para além de
querer evoluir nos serviços oferecidos ao longo da vida da consola.
A partir do lançamento, a PlayStation 4 irá suportar leitura de
CDs, ficheiros
MP3, ou a partir de servidores
DLNA.
Interface
A
interface do utilizador foi completamente remodelada e o
XrossMediaBar existente na
PlayStation 3 foi retirado. Com o nome PlayStation Dynamic Menu, a
interface é agora semelhante à da
PlayStation Store na altura do anúncio. O ecrã inicial da PlayStation 4 também terá conteúdo personalizado dos amigos.
O perfil do utilizador para os jogadores foi melhorado, mostrando a
actividade recente, nome completo, troféus desbloqueados entre outros
detalhes.
A PlayStation 4 contará com vários serviços fornecidos por terceiros, como o
Netflix ou o Amazon Instant Video, disponíveis a partir da interface. Em adição, enquanto se usa um jogo é possível fazer várias tarefas, como usar um
browser.
A partir do microfone incluído ou através da PlayStation Camera, os utilizadores podem controlar o
interface com comandos de voz. Apesar de limitado ao inicio, a Sony planeia expandir o numero de comandos de voz no futuro.
Características sociais
"Social" foi um dos cinco grandes princípios que a
Sony falou durante o anuncio da PlayStation 4. Apesar da consola incluir um grande leque de conteúdos sociais, estes são opcionais e podem ser desactivados. Os jogadores podem usar o seu nome real para que os seus amigos saibam quem eles são, além de um apelido (
nickname) para os jogos on-line, onde o anonimato é importante.
Partilha
O controlador DualShock 4 inclui um botão de partilha (SHARE).
Pressionando esse botão, o jogador pode percorrer os últimos minutos de
um jogo para seleccionar um video apropriado para partilhar. O vídeo
pode ser carregado directamente da consola, seja para
websites como o
YouTube ou
Facebook ou para outros usuários da
PlayStation Network.
Transmissão ao vivo
Os jogadores podem ver ao vivo títulos que os seus amigos estão a
jogar através do interface da PS4, com a ajuda de câmaras entre-jogos e
de microfones incorporados,
ver e ajudar amigos nos seus jogos para transpor obstáculos e
transmitir ao vivo os seus próprios jogos através de serviços como o
Ustream. O ecrã inicial da PlayStation 4 vai incluir conteúdo personalizado de amigos.
Jogos
Jack Tretton, chefe-executivo da
Sony Computer Entertainment of America, afirmou que os jogos para a PlayStation 4 vão ter preços desde $0,99 até $60,00,
101 não marcando por isso um aumento de preços em relação à geração anterior. Em conversa com o site
IGN, o
CEO da
Sony Computer Entertainment Europe, Jim Ryan, declarou que, mesmo com a "tendência crescente do consumo digital", o
Blu-ray será o "principal veículo de distribuição nos grandes jogos na PS4." Os jogos na PlayStation 4 não serão bloqueados por regiões, e os jogadores podem trocar, emprestar, e revender os seus jogos, porque comprar um jogo significa tê-lo para sempre.
A
Sony espera facilitar a produção de jogos por parte de produtores independentes na PlayStation 4, Durante o evento E3 2013, a Sony revelou que irá permitir aos produtores auto-publicarem os seus títulos na
PlayStation Network para PlayStation 3, 4 e
PlayStation Vita. Os produtores também poderão usar o
PlayStation Blog e as contas
Twitter e
Facebook da Sony para promoverem os seus jogos para a PS4.
Se for solicitado pelos produtores, a Sony também poderá fornecer
feedback opcional para os jogos que estejam em produção.
Também foi anunciado que pelo menos dez títulos de produtores
independentes irão ser lançados para PlayStation 4 até ao fim de 2013.
Alguns produtores já disseram que estão a produzir para a PlayStation 4, sem no entanto dizerem quais os jogos. A
Joystiq fez uma lista com essas companhias. No entanto a
Sony já confirmou que todos os seus estúdios internos já estão a trabalhar na PlayStation 4, bem como todos os estúdios de terceiros.
O sistema conta com a possibilidade de transferência de conteúdo
digital, incluindo jogos completos, semelhantes ao que já está
disponível para
PlayStation Portable,
PlayStation Vita e
PlayStation 3. Todos os jogos de retalho para PlayStation 4 podem ser transferidos
online, assim como todos terão demonstrações gratuitas.
A
Sony não irá proibir o uso de jogos físicos comprados em segunda mão na PlayStation 4,
como também não irá exigir uma ligação permanente à
Internet para validações constantes via
online.
Em adição será possível ao jogador aceder à sua colecção de jogos
digitais em qualquer consola PlayStation 4, fazendo ligação à conta onde
foram comprados.
PlayGo
Quando é seleccionado um título em formato digital, apenas uma porção
dos dados do jogo será transferida para o sistema antes de se poder
iniciar (e.g. o primeiro nível), enquanto as partes restantes estão a
ser transferidas enquanto se joga, reduzindo o tempo de espera. Se os
usuários preferem jogar directamente a partir do disco
Blu-Ray, o
PlayGo irá instalar os dados do jogo no
disco rígido, reduzindo o tempo de carregamento (
loading).
Tal é conseguido devido ao processador em segundo plano do sistema.
Similarmente, as actualizações do sistema são descarregadas em segundo
plano, perfeitamente, sem interrupções.
A PlayStation 4 também tem tecnologia que avalia as tendências,
incluindo títulos que o jogador poderá gostar mais, e depois, em segundo
plano e automaticamente, descarregar uma percentagem pequena desses
jogos, mesmo em modo espera, para salvar tempo.
Retro-compatibilidade
O hardware da PlayStation 4 não irá conseguir ler nativamente títulos da
PlayStation 3,consequência de se mover de uma arquitectura Cell da
PlayStation 3 em favor de
x86-64 para a PlayStation 4. A PlayStation 4 também não suporta títulos
PlayStation 3 no formato
PlayStation Network.
Como uma solução de longo-prazo, a
Sony está a considerar emulação ou opções em nuvem para os jogos da
PlayStation Network, embora no que diz respeito ao suporte nativo,
Shuhei Yoshida da
Sony Worldwide Studios disse "mas suporte nativo, não, obrigado."
Existe um plano para lançar um serviço
em nuvem via
Gaikai, uma companhia comprada pela
Sony, que irá disponibilizar jogos da
PlayStation,
PlayStation 2 e
PlayStation 3 e em
stream colocá-los na PlayStation 4. A Sony ainda não confirmou datas de lançamento para além de que o serviço terá início na
América do Norte em 2014.
Títulos de lançamento
Foram editados vinte e dois títulos aquando do lançamento da PlayStation 4, incluindo
Killzone: Shadow Fall,
Call of Duty: Ghosts,
Battlefield 4,
Warframe,
Knack,
FIFA 14,
Injustice: Gods Among Us Ultimate Edition ,
Assassin's Creed IV: Black Flag, e
Flower.
Recepção
A recepção à consola foi muito positiva, tanto por parte dos produtores como dos jornalistas. Mark Rein da
Epic Games elogiou a arquitectura "aumentada" do sistema da
Sony, descrevendo-o como "uma peça de hardware fenomenal".
John Carmack, programador e co-fundador da
id Software, também comentou o design "a Sony fez escolhas espertas de engenharia", enquanto Randy Pitchford da
Gearbox Software expressou satisfação pela quantidade de memória de alta velocidade existente na consola. A
Eurogamer
chama à tecnologia de gráficos da PS4 "impressionante" e uma grande
melhoria sobre as dificuldades que os produtores encontraram ao produzir
para
PlayStation 3.
Ted Price, president e CEO da
Insomniac Games,
disse: "Como parceiro da Sony já de alguns anos, temos gostado muito da
tecnologia das consolas ao longo das décadas e parece que a PS4 irá
continuar com essa tendencia. O mundo da produção para as consolas
querem sempre mais poder, mais memória, mais capacidade, tempos de
carregamento mais rápidos... a Sony mostrou-nos que ter esses
melhoramentos com esta nova consola. No entanto nós na Insomniac
adoramos criar novos IP's, e o que parece realmente bom é a tecnologia
Gaikai, que permite aos jogadores experimentar IP de consola em vários
tipos de aparelhos."
Depois da conferencia de imprensa da
Sony na E3 2013, a
IGN
escreveu que a PS4 e os seus jogos são "bons", enquanto que a atitude
em relação ao preço é o mais "correcto". A IGN concordou com a Sony
sobre se "te interessas por jogos, comprarás uma PlayStation 4".
O disco rígido da PlayStation 4 por ser removível e actualizado também
teve direito a elogios por parte da IGN, com Scott Lowe a comentar que
essa decisão dá à PS4 "outra vantagem" sobre a
Xbox One, que tem um disco rígido inacessível.
A
GameSpot
também refere que a PlayStation 4 é "a escolha do jogador para a
próxima geração", referindo o preço, a inexistencia de DRM restritivo, e
o mais importante, o esforço da Sony para "conhecer os seus
consumidores" e por "respeitar a sua audiencia" como factores
principais.
O editor da GameSpot Tom McShea escreveu que "ao dizer não ás
restrições aos jogos usados e ao sempre-online que a Microsoft tão
orgulhosamente está a implementar na Xbox One, a Sony elevou a
PlayStation 4 como a consola a agarrar durante a época festiva."
Brasil
A 17 de Outubro de 2013 a
Sony anunciou que a PlayStation 4 irá custar no
Brasil R$3,999. Foi explicado por um representante da Sony Brasil que a razão é sobretudo devido às elevadas taxas de importação feitas pelo
governo brasileiro, que segundo o estimado, representa cerca de 60-70% do custo. Mark Stanley, director geral da Sony para a
América Latina,
lançou um comunicado a 21 de Outubro no que diz respeito ao preço da
consola, revelando que as taxas e impostos de importação do governo
brasileiro, equivalem a 63% do custo (R$2,524).
Vendas
Depois da
E3
2013, com a excepção de quatro retalhistas, a PlayStation 4 ficou em
primeiro lugar como a consola de escolha na grande parte das vendas de
pré-reserva. Em Agosto de 2013, já tinham sido feitas mais de um milhão de pré-reservas para a PlayStation 4.
A 17 de Novembro de 2013, a
Sony anunciou que nas primeiras 24h já tinham sido vendidas mais de um milhão de PlayStation 4 na
América do Norte.